Literatura - O que Faz um Texto ser Considerado Literário?
Jonathan Culler examina de
maneira gradativa cinco pontos acerca da questão: o que faz um texto ser
considerado literário? A resposta, como esperado, não é das mais simples, já
que na literatura as linhas são tênues, o que impede definições precisas.
O primeiro ponto apresentado
é o mais conhecido, (1) o enfoque do trabalho com a linguagem. A explicação
deste ponto é recorrente no discurso do senso comum, porém, Culler problematiza
ao afirmar que a organização da linguagem não é o suficiente para creditar um
texto como literário, já que se pode encontrar em outros gêneros textuais,
mesmo nos acadêmicos, marcas de uma linguagem trabalhada.
Como desdobramento deste, o
ponto 2 atenta para a integração da linguagem, na qual a complexa relação de
elementos e componentes – como o som, sentido, gramática, temática – fortalecem
o caráter literário do texto. No entanto, outra vez o autor afirma a
insuficiência do critério dando como exemplo os trava-linguas, que possuem a
integração da linguagem, mas não são considerados literatura.
De todos, (3) a ficção no texto, parece ser o que melhor explicita a diferenciação da literatura, pois
exige uma leitura de imaginação, onde nada é denotativa e as decisões são
interpretativas. Curioso observar, que autores como Paulo Coelho, ainda que
façam uso da ficcionalidade, sofrem resistência para que sua obra seja
considerada literatura, o que fomenta a ideia de um conjunto para a questão
inicial.
Abarcando os pontos
anteriores, (4) a literatura como objeto estético, apóia-se na fala de Kant
para se sustentar como uma arte que tem seu fim em si mesmo, aproximando
matéria e espírito para um conhecimento individual, e é por muitos não
entenderem, ou não aceitarem este fator como traço de literariedade, que a
educação insiste em buscar conteúdo pedagógico na literatura.
Por fim, (5) a literaturacomo construção intertextual ou auto-reflexiva, mostra que o texto literário é
aquele que tem consciência do que é, de onde está inserido, permitindo leituras
sincrônicas e diacrônicas. Estes cinco pontos não são mandamentos estanques,
mas formam um conjunto funcional para o estudo das especificidades da
literatura.
Fonte: http://uziporai.blogspot.com.br/2012/10/literatura-o-que-faz-um-texto-ser.html
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